Começa na próxima segunda-feira, 25 de fevereiro, em Sobral, a terceira fase de Correições e Inspeções da Corregedoria Geral da Justiça do Ceará, em mais uma etapa do "Projeto Justiça Preventiva – O Novo Papel da Corregedoria". Idealizado e desenvolvido na gestão do desembargador José Cláudio Nogueira Carneiro (2007/2009), o projeto visa, através da realização de palestras sobre importantes temas do Judiciário, proporcionar orientação e informação aos juízes e servidores, mantendo, contudo, a função de fiscalizar. Nesta etapa, será o ministro César Asfor Rocha, corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quem irá proferir palestra, sobre o tema: "Sistema Penitenciário no Estado do Ceará".

           A abertura do evento, que acontecerá a partir das às 09h30min, no Fórum Dr. José Sabóia de Albuquerque, será feita pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Fernando Luiz Ximenes Rocha, e pelo corregedor José Cláudio Nogueira Carneiro. A solenidade também contará com as presenças do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Napoleão Nunes Maia Filho; bem como do governador Cid Gomes; e do presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho.

Comarcas

           Trinta e seis comarcas – contando com as vinculadas – integram essa fase de correições e inspeções, que é composta por cinco etapas e se encerra no dia 20 de junho próximo.

           Na primeira etapa, de 25 a 29 deste mês, será feita inspeção em Sobral. A segunda etapa dos trabalhos acontece no próximo mês de março e engloba correição nas comarcas de Cruz/ Jijoca de Jericoacoara, nos dias 24 e 25; bem como inspeção em Acaráu, no dia 26; Bela Cruz e Itarema, dia 27; e Marco e Morrinhos, dia 28.

           A terceira etapa, em abril, será de inspeção em Camocim, Barroquinha e Chaval, dias 14 e 15; Granja/Martinópole e Uruoca, dia 16; Massapê/Senador Sá, dia 17; além de Groaíras e Cariré, dia 18. Em maio, a quarta etapa também será de inspeções em Santa Quitéria, dia 12; Reriutaba e Carnaubal, dia 13; Ubajara e Ibiapina, dia 14; Coreaú/Moraújo e Frecheirinha, dia 15 – também passará por correição; bem como Meruoca/Alcântaras e Umirim, no dia 16. A quinta e última etapa, em junho, será de inspeções em Amontada/Miraíma, dia 16; Itapipoca, dia 17; Uruburetama/Tururu, dia 18; e Itapajé/Tejussuoca, nos dias 19 e 20.

 
                                                                                   Fonte: Assessoria TJCE