O livro “Curso de Direito Constitucional” foi lançado na noite do último dia 19, no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza – Unifor. A obra foi escrita por três referências nacionais na área do Direito Constitucional. São eles: o vice-presidente-presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, ministro Gilmar Ferreira Mendes, o procurador regional da República no Distrito Federal, Paulo Gustavo Gonet Branco e o professor Inocêncio Mártires Coelho.
 
Entre os autores, somente o ministro Gilmar Mendes esteve presente no lançamento, o qual foi prestigiado por dezenas de autoridades nacionais e estaduais, dentre eles o governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, o corregedor do Conselho Nacional de Justiça, ministro César Asfor Rocha (STJ), o ministro Napoleão Nunes Maia (STJ), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Fernando Ximenes, e o reitor da Unifor, Carlos Alberto Batista, e o presidente da Associação Cearense de Magistrados – ACM, juiz Paulo Nogueira.
 
Na ocasião, o jurista Paulo Bonavides, catedrático emérito da faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará – UFC, discursou sob forma de homenagem ao ministro, citando o conhecimento e a experiência em Direito Constitucional que tem Gilmar Mendes O jurista declarou que “o lançamento deste livro no Ceará é um momento de fé e certeza de que nós saberemos defender a Constituição”.
 
O ministro, por sua vez, explicou que o livro é resultado de aproximadamente dez anos de trabalho em conjunto com os outros autores e que a obra tem base na Constituição brasileira de 1988, a qual, segundo ele, apesar de ter menos de 20 anos, representa um marco na história republicana do País. “Este período é imensamente representativo na nossa história, e não foram anos fáceis. Mesmo assim, não há nenhum sinal de qualquer ruptura com a ordem institucional”, completou.
 
Em seguida, Gilmar Mendes fez uma breve explanação histórica das constituições que vigoraram durante a história republicana no Brasil, chamando atenção para a atual, que traz o maior período de estabilidade no estado democrático. “É uma Constituição que assegurou a participação pública nos processos jurídicos”, ressaltou.
 
O livro foi lançado pela editora Saraiva, com o apoio do Instituto Brasiliense de Direito Público, da Unifor, da ACM, da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB / Seção Ceará e da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará – CAACE.