O Conselho Executivo da ACM, na reunião do dia 07 de maio do corrente ano, realizou a apuração dos votos da eleição para os novos coordenadores e vice-coordenadores das Coordenadorias Regionais, de Aposentados e de Pensionistas, cumprindo, assim, o previsto nos capítulos IX, X e XI do Estatuto da ACM, que tratam do processo eleitoral, das divisões, dos direitos e deveres de cada coordenador.
O processo se deu, democraticamente, através de votação por parte associados, que preencheram folhas de votação secreta, indicando até três nomes de sua preferência para ocupar os cargos de direção de cada Coordenadoria. Os votantes enviaram por meio de correio suas folhas de votação à ACM, até o dia 20 de abril, devidamente lacradas, as quais foram abertas e os votos apurados pelo Conselho.
Venceram os candidatos com maior número de votos válidos obtidos e, em caso de empate, a decisão ficou a cargo da presidência e demais membros do Conselho.
Para dirigir a 1ª Coordenadoria Regional, que compreende Fortaleza e cidades adjacentes, foram eleitos os juízes Luiz Alves Leite e Heráclito Vieira de Sousa Neto, para coordenador e vice, respectivamente. Para a 2ª Coordenadoria – Sobral e adjacentes -, eleitos os juízes Maurício Fernandes Gomes e Francisco Anastácio Cavalcante Neto; para a 3ª Coordenadoria Crato e adjacentes -, os juízes Ângelo Bianco Vetorazzi e Demétrio de Souza Pereira; para a 4ª Coordenadoria Crateús e adjacentes -, eleitos os juízes Rommel Moreira Conrado e Francisco Duarte Pinheiro; para a 5ª Coordenadoria Iguatu e adjacentes -, as juízas Helga Medved e Neliane Ribeiro de Alencar e, para a 6ª e última Coordenadoria Regional Aracati e adjacentes -, as juízas Valéria Carneiro Barroso e Luciana Teixeira de Souza. Para a Coordenadoria de Aposentados, foi eleita a desembargadora Agueda Passos Rodrigues Martins como coordenadora e o desembargador José Eduardo Machado de Almeida como vice. Para a Coordenadoria de Pensionistas, eleitas as pensionistas Maria Lirete Freitas Spínola, como coordenadora e Laurelice Cavalcante Pinto, como vice-coordenadora.
E, como forma de parabenizar e homenagear os novos coordenadores, a ACM realizou Solenidade de Posse, às 17 horas do dia 6 de junho, no auditório Fávila Ribeiro, localizado nas dependências do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.
“Tal procedimento eleitoral é sinal da valorização da participação dos associados na condução das atividades da ACM. As Coordenadorias surgiram com o intuito de descentralizar a administração desta entidade e de nada valerão se não houver participação efetiva de seus dirigentes e toda a magistratura do Estado, portanto, contamos com relevante apoio”, diz o presidente da ACM.